O SISTEMA DE CÁLCULO FINANCEIRO NO BRASIL E SUA APLICAÇÃO NA TOMADA DE CRÉDITO
Flávia Galvão Paiva
Priscila Venâncio da Silva
Rayssa Araújo Silva
Thaysa Cristina da Silva
Alunas do Curso de Graduação em Administração
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Administração
RESUMO
Com a proposta de solucionar problemas cotidianos financeiros, o cálculo financeiro oferece soluções e auxilia em tomadas de decisão, como de compra, investimentos e financiamentos futuros. O presente artigo buscou analisar como funciona o cálculo financeiro e as taxas de juros no Brasil. Com a proposta de obter uma melhor compreensão do objeto de estudo, foi realizado um estudo de caso, tendo como base um financiamento de um veículo para pessoa física, concedido pela organização financeira privada Bradesco. O estudo fez um comparativo das taxas e valores cobrados pelo banco, com valores obtidos através de cálculos financeiros, realizado pelo método de Gauss. Houve a percepção de valores em grande diferença, existindo inclusive, cobrança indevida do banco com o concessor do financiamento. Foi percebido, através do estudo que, no Brasil, ainda existe grande falta de conhecimento do consumidor na tomada de decisões financeiras.
Palavras-chave: Cálculo Financeiro. Financiamento. Gauss. Juros.
INTRODUÇÃO
Em um país em que apenas um quarto da população compreende textos longos e resolvem problemas matemáticos mais complexos, o cálculo financeiro tende a ser um grande desafio e algo quase impraticável em suas vidas. De acordo com o Indicador do Alfabetismo Funcional (INAF), este percentual continua o mesmo desde 2001, e atinge, inclusive, estudantes universitários.
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FECOMERCIO), a recente queda na taxa de juros no ano de 2012 trouxe uma economia de R$ 40,3 bilhões no pagamento de juros, equivalente a 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do ano