O SISTEMA DE CLASSIFICA O DA MOROFOLOGIA DE CANAIS FLUVIAIS
885 palavras
4 páginas
O SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DA MORFOLOGIA DE CANAIS FLUVIAISFERNANDO HENRIQUE VILLWOCK
EDUARDO ARAGÃO ROMERO SANCHES
RODRIGO FERNANDES
INTRODUÇÃO
O conceito de padrão de canais é fundamentado na caracterização de determinado trecho de rio a partir de variáveis de forma, materiais, hidrologia e processos hidrogeomorfológicos (SILVA E RODRIGUES, 2012).
"A geometria de um sistema fluvial reflete um estado quase de equilíbrio entre vários fatores interrelacionados. Alguns desses fatores com descarga, carga sedimentar e diâmetro dos sedimentos transportados, atuam independentemente dentro do canal, pois são controlados pro elementos externos, tais como, litológica e estrutura do substrato, relevo e clima" (BIGARELLA e MOUSINHO, 1965).
Para Morais e Rocha (2012) os sistemas fluviais podem ser classificados basicamente pela morfologia do canal e a forma em planta, na qual e possível dividi-los entre: retilíneo, anastomosado e meandrantes. Já a Mineropar (2014) considera a morfologia de canais fluviais como sendo a configuração de um rio em planta, dentro de uma visão ampla, sendo que a configuração de um canal é geralmente descrita como retilínea, anastomosada ou meandrante.
De acordo com Suguio e Bigarella (1990) a configuração de um rio pode sofrer diversos ajustes em função do ajustamento do canal a seção transversal, sendo que tais mudanças são controladas pela carga sedimentar que o rio transporta e as suas próprias características.
Sendo que para os autores citados anteriormente nada impede que os três tipos ocorram em uma mesma bacia de drenagem, sendo que a partir de um evento extremo possa se ter a mudança de classificação, como é o caso que ocorreu na Serra do Mar em São Paulo, na qual depois de uma chuva intensa e diversos desbarrancamentos, os cursos de água antes meandrantes se tornaram anastomosados , devido a carga de sedimentos no corpo hídrico.
DISCUSSÃO
Na atualidade a maioria dos autores adotam a classificação de canais fluviais em três tipos