O sinal da Unção
- O óleo é sinal de abundância e de alegria;
- O óleo purifica (unção antes e depois do banho) e amacia (unção dos atletas e dos lutadores);
- É sinal de cura , pois ameniza as contusões e as feridas; e
- Faz irradiar beleza, saúde e força.
• Todos os significados da unção têm forte encontro na vida sacramental. A unção, antes do Batismo, com o óleo dos catecúmenos, significa purificação e fortalecimento; a unção dos enfermos exprime a cura e o reconforto. A unção com o santo crisma depois do batismo, na Confirmação e na Ordenação, é o sinal de uma consagração.[6]
• No rito essencial do sacramento da crisma é conferido pela unção do santo crisma na fronte, feita impondo a mão, e pelas palavras ditas pelo ministro da crisma: ”Recebe o selo do Dom do Espírito Santo. Segue a esse rito essencial o ósculo da paz, que encerra o rito do sacramento, e significa e manifesta a comunhão eclesial com o Bispo e com todos os fiéis.
• Matéria e Forma
A forma de se ministrar o sacramento da crisma é pela unção do santo crisma na fronte, feita imposição da mão, e pelas palavras ditas pelo ministro da crisma: ”Recebe o selo do Dom do Espírito Santo.
A matéria usada na confirmação é o santo óleo do crisma, consagrado pelo Bispo na Quinta-feira Santa, durante a missa do crisma, consagração esta feita para o óleo do crisma a ser usado em toda a sua diocese.
• O Bispo é o ministro originário e também o ministro ordinário[7] (no rito latino) da Confirmação, pois como sucessores dos Apóstolos, receberam a plenitude do sacramento da Ordem.
• A administração pelos Bispos do Sacramento da Crisma marca bem que ele tem como efeito unir aqueles que o receberam mais intimamente à Igreja, às suas origens apostólicas e à sua missão de dar o testemunho de Cristo.