O Simbolismo
O simbolismo surgiu através da procura de uma realidade para além da visível,pois para a sociedade dessa época ‘’um mundo limitado aos factos concretos começou a parecer estreito e decepcionante”. Assim, um grupo de pintores tentou adoptar nas suas obras um significado espiritual e profundo levando a que as ideias fossem expressas simbolicamente através de formas e cores,o que deu origem ao Simbolismo/Idealismo.
O simbolismo considerava que a arte se deveria desprender da lógica de modo a mergulhar nos mistérios do mundo e da alma,assim verificamos um forte desejo de evasão verificando-se assim um forte sentido espiritual e indiferença á degeneração industrial.
Simbolismo nas artes:
- Literatura:
O simbolismo foi introduzido na literatura por Charles Baudelaire na França e logo se espalhou pela Europa. Neste tipo de literatura é muito usada a sinestesia,isto é, a sensação produzida pela interpenetração dos órgão sensoriais,como por exemplo “ um grito vermelho” ou “cheiro doce”; as aliterações são muito usadas com repetição sistemática de vogais o que faz com que muitos dos poemas sejam transformados em músicas, sendo a musicalidade uma das características do simbolismo.Escritores simbolistas que se evidenciaram em Portugal: Camilo Pessanha,Eugénio de Castro,Augusto Gil e António Nobre.
-Pintura:
A técnica de fresco aplicava-se perfeitamente ás temáticas ás quais os pintores simbolistas apresentavam especial preferência. Tais temáticas eram ligadas a lendas profanas,á morte e ao pecado e apresentavam um elevado teor moralizante,estando assim estritamente relacionadas com a religião.
Os quadros simbolistas espelhavam uma profunda nostalgia dos tempos bíblicos e da Idade Média onde a espiritualidade se