O silêncio e a comunicação
Escola Superior de Educação
Área Curricula de Comunicação Oral e Escrita
Professor: Daniel Tavares
Turma C; 1º Ano
Data: 7 de Janeiro de 2011
A importância do Silêncio na Comunicação
Trabalho elaborado por:
Daniela Fernandes
Índice
Introdução
Para a realização deste trabalho, foi muito complicado arranjar um tema, inicialmente, pois existem variadíssimos temas que poderiam ser tratados neste tipo de trabalho. O tema escolhido por mim foi “A Importância do Silêncio na Comunicação” e assim foi porque acho que o silêncio é muito importante para que exista comunicação entre todos os seres humanos. No decorrer deste trabalho irei dar várias definições do conceito de “silêncio” e do de “comunicação” e em seguida relacionar os dois conceitos entra si, ou seja, irei interliga-los para assim chegar à finalidade do meu trabalho. Não serão apenas definições que iram constituir o trabalho que se segue pois irei relacionar os vários conceitos.
O Silêncio
Inicialmente vou começar por dar algumas definições do conceito de “Silêncio”, posso então começar por dizer que silêncio é “ausência de qualquer ruído, sossego; repouso; inacção; mistério; segredo”1 e “Uma cerca para a sabedoria é o silêncio”2.
Este conceito, o silêncio, é um sinónimo de repouso de inactividade, é um estado sonoro, que muitas das vezes representa o vazio, da ausência de algo, representa a ausência de qualquer ruído, representa o sossego, o repouso, a inacção, o mistério e, muitas das vezes, o segredo O silêncio é algo impossível de se encontrar porque qualquer que seja o movimento realizado, por mais leve que seja, produz sempre algum som. A única coisa que acontece quando se tem a percepção do silêncio é o facto de este dito silêncio ser apenas considerado um “silêncio audível”, ou seja, os sons produzidos são algo de que