O Significado Que Atribu Mos A Linguagem
Sempre irão existir discussões sobre como se é utilizada a linguagem. Quem utiliza a língua é chamado de falante. Os falantes podem variar o modo da linguagem de acordo com o sotaque, o regionalismo, a cultura, a classe social, a profissão, etc.
O nome a ciência que estuda a linguagem é a lingüística.
O termo falante nativo diz respeito ao indivíduo que aprendeu desde criança uma determinada língua, que por sua vez é chamada de língua materna. No caso das pessoas estrangeiras a língua falada fora de seu país é chamada de segunda língua.
Na linguagem existe a comunidade de fala, na qual os falantes compartilham do mesmo modo de se comunicar.
Tem-se na linguagem as variantes: padrão e não padrão.
O que é padrão está de acordo com a cultura de determinada região ou de acordo com a concordância gramatical. Como exemplos têm o uso da expressão “nós gostamos” ou “a gente gosta”. No caso da cultura, podemos citar como exemplo o modo de falar dos mineiros, onde eles trocam o “ndo” por “no”, como o caso da palavra “falando” que os mineiros dizem “falano”.
O que não é padrão foge do modo regional ou formal da linguagem, como exemplo quando se é usado incorretamente o pronome “nós” com combinações que se referem a “a gente”, ou vice versa. Exemplos: “nós gosta” ou “a gente gostamos”.
Também temos as variantes de sexo no modo do homem ou da mulher se comunicar. Por exemplo, ao agradecer o homem diz “obrigado” e a mulher diz “obrigada”. Temos as variantes etárias que vai da forma de falar de acordo com a faixa etária do indivíduo e as variantes formais e não formais. Não existem variantes melhores ou piores, todas são corretas linguisticamente.
Com o tempo a linguagem vai sofrendo mudanças.
A diferença entre a língua e a fala é que na língua existe um sistema de linguagem que é compartilhado pelas pessoas que a utilizam e a fala tem suas peculiaridades que são expressas por meio da língua por determinado indivíduo.
Também não é correto