O SIGNIFICADO DE PRECONCEITO, RACISMO, DISCRIMINAÇÃO, XENOFOBIA E ETNIA
O SIGNIFICADO DE PRECONCEITO, RACISMO, DISCRIMINAÇÃO, XENOFOBIA E ETNIA
PRECONCEITO – É uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.
Exemplos: Dizer que todo pobre é vagabundo, que todo negro é ladrão, etc...
RACISMO - As pessoas que não conseguem deixar de ser preconceituosas, podem vir a ser tornar racista. Um racista acredita que existem raças superiores as outras, o que é de grande tolice, pois na espécie humana, não podemos dizer que existam raças, a cor de pele, a forma do nariz, o tipo de cabelo, o tipo de sangue, o formato e a cor dos olhos, a espessura dos lábios, não são suficientes para estabelecer tipos de raças entre os seres humanos, que biologicamente são iguais em quase tudo, restando pequenas diferenças externas pouco importantes que não servem para fazer com que uns sejam superiores ou inferiores aos outros e vice versa.
Exemplos: A escravidão no Brasil colonial, o nazismo na Alemanha e o Apartheid na África do Sul, etc...
DISCRIMINAÇÃO – É tratar os outros com inferioridade se julgando superior. Valoriza-se a si próprio e diminui os demais mesmo sendo “de brincadeirinha”. É a forma de discriminação a determinadas classes sociais.
Exemplo: Quando julgamos as pessoas por atitudes e logo enfatizamos que a mesma só teve essa atitude por ser de certa classe social.
XENOFOBIA – É uma forma de discriminação social que consiste na aversão a diferentes culturas e nacionalidades.
ETNIA – Mistura de raças caracterizada pela mesma cultura.
DESIGUALDADES RACIAIS
- Práticas racistas que geram invisibilidade, violência, discriminação, segregação, destruição cultural e histórica.
- Empobrecimento e não redistribuição da renda.
- Não participação no poder.