O significado da sociologia para o contador
5123 palavras
21 páginas
TRABALHO DOCENTE ALIENADO Autores: Jeannette F. P. Ramos1, Samara Almeida Chaves2 e José Gilberto Biserra Maia3 Instituição: Universidade Estadual do Ceará - UECE GT 09: Trabalho e Educação RESUMO Este artigo analisa a categoria trabalho e as transformações no mundo do trabalho. Em seguida restabelece o conceito de trabalho alienado, objetivando relacionar este com o labor docente. Neste sentido, revisitou-se a literatura pertinente às categorias trabalho (MARX, 1964, ANTUNES, 1999, 2000, LESSA, 1997a, 1997b), trabalho alienado (MARX, 1964, LESSA, 1997, ANTUNES, 1999, 2000) e trabalho docente (SAVIANI, 2005). Como referencial metodológico, esta pesquisa é bibliográfica. Os trabalhadores docentes estão inseridos no sistema educacional que reflete a organização do modo de produção capitalista e tende à perpetuação da dicotomia entre os que pensam e executam. Em conseqüência da perda da autonomia, muitos trabalhadores não se reconhecem como gênero humano, pois sua atividade é um simples meio para garantir a sobrevivência física. Evidenciam-se, as quatro etapas do trabalho alienado na realidade do professor, e espera-se contribuir para a sistematização da categoria trabalho docente alienado, na reconstituição de uma nova sociabilidade pautada na recuperação da dignidade humana, portanto, desalienada. PALAVRA-CHAVE: Trabalho, trabalho alienado, trabalho docente alienado.
1. INTRODUÇÃO Na percepção da centralidade na categoria trabalho para entendimento da evolução histórica do capitalismo e das relações sociais contemporâneas, e na busca de compreender o vínculo de exploração imposto por esta lógica no setor educacional, vivenciada por nós no cotidiano do trabalho docente na Educação Básica e Superior propomos, neste estudo,
relacionar a elaboração teórica da categoria trabalho, a partir do referencial marxista, com o
1
Professora da UECE, mestra, doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC e bolsista Capes.