O significado da palavra administra o e suas vari veis no decorrer da hist ria
A história da Administração iniciou-se num tempo muito remoto, mais precisamente no ano 5.000 a.C, na Suméria, quando os antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar.
Na evolução histórica da administração se destacaram duas instituições: a Católica Romana e as Organizações Militares.
A Católica Romana é considerada a mais formal e eficiente da civilização ocidental, pois vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, que foi se espalhando por todo o mundo e exercendo influência inclusive do comportamento das pessoas e principalmente de seus fiéis.
As Organizações Militares evoluíram a partir das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas as empresas da atualidade.
A Revolução Industrial foi o fenômeno que provocou o surgimento da empresa e da moderna administração que ocorreu no final do século XVIII e decorreu ao longo do século XIX, até ao século XX, onde trouxeram rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas.
Na teoria Científica de Taylor, grande parte das corporações mundiais que conhecemos foi impulsionada pela Revolução Industrial. Na virada do século XIX, Taylor desenvolveu estudos a respeito das técnicas de racionalização do trabalho operário.
A característica que mais marcou esse estudo foi a busca de uma organização científica do trabalho, levando em conta tempos e métodos e por esse motivo é visto como o percursor da Teoria da Administração Científica.
Taylor defendia os principais princípios:
Seleção Científica do Trabalhador: onde o trabalhador teve que desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões.
Tempo