O significado da moda:identidade
INTRODUÇÃO
A moda é uma representação social e econômica da lógica do sistema capitalista, que se circunscreve na produção e no consumo imediato dos objetos do setor têxtil. Assim, a moda é muito mais do que um invólucro do corpo na sociedade de consumo, representa um código de indicação, tanto da posição social, quanto de atitudes (comportamento) daqueles que a consomem em um contexto histórico específico. A roupa é mais um dos objetos materiais da História e do Design, apesar do tempo físico torná-la desvanecida, ela redimensiona a produção da moda.
A MODA NO BRASIL
No Brasil ocorreu a gradativa substituição da produção da moda de Alta Costura para o Prêt à Porter, quando, tanto a moda carioca, quanto a paulista estavam influenciadas pela produção européia e, posteriormente, pela norte-americana, tendo como critérios conceituais de análise: o estilo, o comportamento e a produção.
Ressaltamos que a elite feminina, carioca e paulista não estavam inseridas no mercado de trabalho, muito pelo contrário, elas mantêm o status quo de uma sociedade burguesa e elitista, conforme os manuais de boas maneiras, que estabelecem um código do que seja viver na sociedade moderna. Entre eles, por exemplo, o Em sociedade, que dita como deve ser o comportamento de sociabilidade a partir das etiquetas sociais, para a mulher que pretende freqüentar os espaços da sociedade, além daqueles que são contínuos no seu dia-a-dia, na família e com os amigos.
Estes códigos de boas maneiras, de tratamento no lar e na sociedade estabelecem diversas regras que determinam o tipo de mulher socialmente aceita neste período.