o show Truman
1° O filme conta uma história de um loser chamado Truman Burbank (Jim Carrey). Que vive em uma cidade encantada chamada Seaheaven. Lá, tudo é perfeito. Só existe um pequeno e inquietante detalhe. Truman acha que alguém vive lhe vigiando o tempo todo.
Pois, por incrível que pareça, é exatamente isso que acontece. Desde o dia em que nasceu, Truman faz parte de um seriado de audiência mundial, O Show de Truman. A paradisíaca cidade onde vive nada mais é do que um imenso estúdio de TV. Os cidadãos de Seaheaven são atores e figurantes. Toda a sua vida é um roteiro de televisão
2° Jim Carrey levou nada menos do que 30 anos para descobrir que a tudo era uma farsa !!! A partir daí, O Show de Truman se torna a luta de Carrey para fugir do gigantesco cenário e viver sua própria vida.
O filme Show de Truman mostra como a sociedade é manipulada pelos meios de comunicação. O interessante é que ao manipular notícias, novelas, bbbs... a mídia manipula o dia-a-dia das pessoas. Se vocês assistir o filme vão notar que , apesar de parecer que se tratava da manipulação da vida de uma pessoa - o Truman, na verdade, era a vida das pessoas (dos telespectadores) que estava sendo manipulada. O diretor do programa (Ed Harris) manipulava, de forma efetiva - fazia o que queria - com os sentimentos dos telespectadores (hora de chorar, hora de rir...). Sendo que o verdadeiro Truman é a própria sociedade.
Explicação:
3° É possível relacionar a temática desse filme com a questão do conhecimento da realidade das coisas, do mundo, pois vemos que Truman acredita cegamente que a cidade em que vive, as pessoas com quem convive são aquilo que ele acredita que elas sejam, mas na verdade tudo não passa de um show, em que ele é o principal personagem. Vemos semelhança disso na alegoria da caverna da República de Platão, na qual há alguns homens que vivem no interior de uma caverna desde a infância, acorrentandos pelas pernas e pelo pescoço, só vendo o que esta a diante de si,