O setor
Nesse Trabalho iremos falar sobre o setor externo, que nos dias atuais, do ponto de vista econômico, o mundo se apresenta interligado por fluxos comerciais ou financeiros. Falaremos também sobre as teorias das vantagens comparativas; princípios das vantagens competitivas; determinação da taxa de cambio; inflação. Nele será composto por Políticas externas que é composta por política cambial (taxas fixas); política cambial (taxas flutuantes) e Política comercial (exportações e importações). Para complemento do trabalho iremos tratar da estrutura do balanço de pagamentos, organismos internacionais. Finalizando com Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio (OMC).
O SETOR EXTERNO
Nos dias atuais, do ponto de vista econômico, o mundo se apresenta interligado por fluxos comerciais ou financeiros. As relações econômicas internacionais são de fundamental importância para os países.
O estudo do Setor externo pode ser dividido em aspectos microeconômicos (teoria do comercio internacional, que justifica os benefícios para todos os pais advindos das relações entre os países) e aspectos macroeconômicos (que tem relação com a taxa de cambio e o balanço de pagamentos).
TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS
Os países são levados a comercializarem produtos entre si, devido a fatores como diversidade de condições de produção e possibilidade de redução de custos na produção de um determinado bem que tenha sua venda destinada ao mercado global.
O PRINCIPIO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS
Esses principiam sugere que todos os pais deva se especializar na produção da mercadoria que é mais eficiente ou que tenha um preço menor, visando a produção para exportação. Serão importados produtos que tenham um custo considerado alto ou que seja de produção menos eficiente. Dessa forma, concretiza-se o processo de troca entre os países.
Essa Teoria foi criada por