o servo da gleba
Na antiguidade o escravo não tinha qualquer direito, nem mesmo o da vida. Podia ser morto por seu dono, que tinha direito de vida e de morte sobre ele.O servo da gleba era um servidor que não tinha direito de sair do lugar onde trabalhava.Era ligado á gleba,não sendo,portanto,um homem livre em toda força do termo.
Exercia também uma espécie de direito sobre a casa onde morava.Algumas vezes beneficiava de uma porcentagem do que produzia nas terras do seu senhor.Tinha direito a construir família e só podia ser castigado fisicamente em caso de comprovado mau comportamento.
A servidão da gleba era um estado intermediário entre a escravidão e liberdade.
Paganismo e Cristianismo.
O cristianismo atualmente é a religião de maior expressão no mundo, são vários os países que o têm como religião oficial. Ao longo do tempo a Igreja utilizou de diversos mecanismos para instaurar tal poderio, assim configurando a atual realidade dessa crença que envolve e influencia a vida de muitos, e cujos ensinamentos, de forma implícita ou explícita ainda estão inseridos na sociedade contemporânea. É importante ressaltar que quando utilizamos o termo cristianismo não o estamos restringindo a um eixo institucional, mas também cultural, avaliando as ideologias e dogmas presentes nessa religião.
O Cristianismo não é uma filosofia, não é um sistema de idéias; é a adesão pessoal pela fé em Cristo como Filho de Deus que se ofereceu em sacrifício para a salvação de todos. O Cristianismo não é uma filosofia, não é um sistema de idéias; é a adesão pessoal pela fé em Cristo como Filho de Deus que se ofereceu em sacrifício para a salvação de todos.Cristo não discute conceitos(aliás,sua pregação nunca é conceitual,mas em parábolas);apresenta-se a Si mesmo como sendo o Caminho ,a Verdade e a Vida(Jo 14,6).
O cristianismo é,pois,uma religião:uma religião de uma cultura desprezada naquele Império com o esplendor da Filosofia e do pensamento grego;com as notáveis