O SERVIÇO SOCIAL E SUA PRÁTICA JUNTO AS POLÍTICAS SOCIAIS
INTRODUÇÃO
Falar sobre política engloba muitas críticas, até mesmo pelo entendimento por parte de leigos que acham que simplesmente política são as pessoas e o modo que o Brasil é administrado nos dias de hoje. Política Social engloba muito mais que simplesmente o nome, engloba busca por igualdade, por leis e normas dignas a toda população. O assistente social entra nesse meio para fazer o papel de mediador entre o sistema capitalista manipulador e a sociedade carente de direitos práticos.
Este artigo tem por finalidade mostrar a função do assistente social como mediador principalmente das políticas sociais junto as questões sociais contemporâneas, mostrar o significados das políticas e sua real empregabilidade na contemporaneidade, de modo a transparecer a função e as dificuldades encontradas pelo assistente social.
Com base em livros, filmes, artigos, e até mesmo em aulas assistidas, buscamos mostrar as formas de desenvolvimento da profissão do assistente social e suas responsabilidades, assim como, a importância do trabalho interdisciplinar, junto a outros profissionais para chegarem a resultados positivos nas intervenções dos conflitos sociais ou até mesmo das questões sociais.
As dificuldades junto a prática das políticas sociais foram demonstradas buscando apontar o porquê de tais políticas no Brasil ser tão complexa de se trabalhar, a teoria na prática, junto a realidade do país.
As Políticas Sociais existem baseadas nas questões sociais que surgem com o decorrer dos anos, e estas estão presentes em cada região com suas particularidades e que, porém, afetam toda a parte da população.
Utilizamos como exemplo o filme Gandhi (um filme britânico-indiano de 1982, do gênero drama biográfico, com direção de Richard Attenborough, que relata as lutas da Índia em busca de sua independência, em um período em que é colonizado pelos britânicos) para identificar alguns conflitos sociais junto a