o serviço social no HLA
4.2.1.1 Procedimentos de intervenção e avaliação das ações
A proposta de intervenção junto aos acompanhantes das enfermarias clínicas do Hospital Dr. Luiz Antônio, ocorridas nos dois semestres de 2011, surgiu a partir das observações realizadas no Estágio Curricular. Nesse momento, percebeu-se algumas problemáticas referidas a uma maior atenção aos acompanhantes. Deste modo, buscou-se promover e melhorar a qualidade de vida dos acompanhantes no ambiente hospitalar, contribuindo para o processo de integração, humanização e acolhimento.
Ao refletir sobre essa problemática, resolvemos, inicialmente, implementar nosso projeto junto ao grupo de acolhimento aos familiares e pacientes, feito pelo setor de psicologia do HLA. Esse grupo teve como objetivo ajudar os familiares e pacientes que estivessem com dificuldades para se adaptarem à nova realidade que estavam vivenciando. Após uma troca de ideias com a psicóloga e o recebimento de orientações desta, optou-se por trabalhar com os mesmos usuários do grupo da psicologia, no entanto, passou-se a trabalhar com outra perspectiva/objetivo, mais que viesse complementar o trabalho já iniciado pelo setor da psicologia do hospital.
Inicialmente, foi colhido algumas informações dos acompanhantes, a partir das ações rotineiras do serviço social no atendimento ambulatorial e nas enfermarias. O objetivo dessa coleta de informações era de obter o perfil desses acompanhantes e melhor conhecer as particularidades relativas a cada acompanhante, no que se refere ao modo como cada um deles se organizavam para lidar com o paciente que estava acompanhando. Os dados quantitativos/qualitativos para obter o perfil desse acompanhante, abrangeu itens assim organizados: Dados sociodemográficos, educacional e ocupacional (idade, estado civil, sexo, ocupação e