O serviço social na américa latina
"Nesta época, os médicos já sabiam muito bem que poderiam rentabilizar sua tarefa na medida em que se cercassem de uma série de subtécnicos que, sob sua absoluta dependência e direção dando-lhe escrita conta dos seus afazeres, complementariam a função propriamente médica... médicos com esta mentalidade ... poderiam perceber... que contariam com outro componente nesta equipe de subprofissionais..." que é o Serviço Social.
O Serviço Social distingue-se de três fases sucessivas: A Assistência Social, o Serviço Social e o Trabalho Social. A etapa da Assistência Social caracteriza-se pilo projeto de fazer o bem com o auxílio da técnica; o Serviço Social, em troca seria aquela forma de ação social que enfatiza antes de mais nada, a prevenção dos desajustes; e a etapa Beneficente – Assistencial (Assistência Social) não é mais que o exercício técnico da caridade, ao passo que o Serviço Social se comporia fundamentalmente de "preocupações técnico-científicas."
O Serviço Social começa a fazer-se científico quando se arroga o questionamento das relações causais das necessidades com que se defronta, quando se preocupa em conhecer as questões essenciais dos problemas ou fenômenos que aparecem como seu objeto de estudo e intervenção.
O surgimento do