O serviço social em sergipe
A CONSTRUÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO
Lagarto
2010
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
CARINE DE SOUZA NASCIMENTO
CRISTIANY FONTES ABREU SOUZA
MARIA JAILMA DOS SANTOS
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Serviço Social, sob orientação da professora Maria da Conceição Souza Mendonça, como pré-requisito para avaliação da disciplina de Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I.
Lagarto
2010
O SERVIÇO SOCIAL EM SERGIPE
O Serviço Social foi regulamentado no Brasil em 1957, mas as primeiras escolas surgiram a partir de 1963. EM SERGIPE, a primeira Escola de Serviço Social surgiu há apenas 52 anos, em 1954, 18 anos após a criação da primeira Escola de Serviço Social no Brasil, em São Paulo, e 14 anos de instalação da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Porém, segundo a professora e doutora Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves, aténs da institucionalização dessa escola, a ação profissional do Serviço Social já se fazia presente em algumas instituições em Aracaju, a exemplo da Legião Brasileira de Assistência, do Hospital de Cirurgia, que desenvolvia a política da assistência com o apoio dos sérvios profissionais e assistentes sociais. "Outro fato importante é que a Escola do Serviço Social participou do processo de criação da UFS, sendo uma das instituições de ensino superior que a interagem".
Segundo Maria da Conceição Barbosa Cintra, presidente do CRESS/SE, o assistente social é o profissional devidamente inscrito no Conselho e Bacharel em Serviço Social, que atua na realidade social através do atendimento às demandas, elaboração de pesquisas e construção de propostas que visam atender às necessidades da sociedade. Estes estão presentes em entidades públicas, privadas, bem como em organizações não-governamentais (ongs). Para se ter uma idéia, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de