O SERVI O SOCIAL NO SISTEMA PRISIONAL
Tema
Sistema Prisional
Título
Como incluir um ex-detento no mercado de trabalho.
Justificativa:
O assunto é importante porque existe no Brasil um elevado número de presos com seus direitos violados e impedidos de viver de forma normal dentro da sociedade, impedidos assim de ter uma vida ativa logo após o seu momento de reclusão, isso acontece pelo fato a sociedade não ter uma convivência maior com esse tipo de situação.
A dificuldade de ressocialização é um problema enfrentado por todos os detentos e ex-detentos, independente do crime cometido ou o tipo de liberdade conquistada. Os jovens de 18 a 24 anos eram maioria nas penitenciárias brasileiras em 2012, totalizando 29,8%. Esse perfil se dá entre jovens negros, brancos, pardos e indígenas de baixa escolaridade.
O índice se mantém porque não há politicas publicas eficazes na inserção e ressocialização dos egressos na sociedade, para que haja uma intervenção é preciso trabalhar a base da sociedade e ampliar as possibilidades de participação de ex-detentos no mercado de trabalho para evitar que as crianças de hoje em dia cresçam pensando que o caminho mais fácil de seguir a vida é o caminho da criminalidade.
Problema: Porque os ex-detentos sofrem preconceito para entrar no mercado de trabalho
Hipótese:
Os ex-detentos sofrem preconceitos para entrar no mercado de trabalho devido ausência de informações por parte da sociedade
Objetivo Geral:
Conhecer a importância do Serviço Social na inclusão de um detento/ex-detento no mercado de trabalho
Objetivo Específico:
Oferecer espaços para cursos de capacitação, alfabetização e requalificação dos detentos e ex-detentos.
Referencial Teórico: Esse trabalho propõe-se a falar sobre a reintegração e ressocialização de ex-detentos na sociedade e no mercado de trabalho. Há muita reincidência de presos, o número deveria diminuir ao invés de crescer, porém não é isso o que acontece no nosso cotidiano,