O SERVI O SOCIAL FRENTE S QUEST ES SOCIAIS
Curso superior de serviço social
O SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS QUESTÕES SOCIAIS
GURUPI
2013
O SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS QUESTÕES SOCIAIS
Trabalho apresentado ao Curso Superior De serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
2º semestre.
Profº:
GURUPI
2013
1 - INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo esclarecer a naturalização das expressões da questão social, e está organizado de forma a explicar os impactos da globalização e reestruturação produtiva causadores da questão social. A entrada do ideário neoliberal que acirra as demandas da questão social e banaliza a pobreza e a exclusão social e como o Serviço Social deve se posicionar frente a estas questões.
2 - DESENVOLVIMENTO
A questão social é gerada pela contradição fundamental entre capital x trabalho, onde o conceito questão social sempre expressou a relação dialética entre estrutura e ação. A prática do serviço social esta voltada para o enfrentamento das múltiplas expressões da questão social.
Como já foi referido, o Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. Questão social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade. (IAMAMOTO, 2010).
Segundo Netto (2001),
Todas as indicações disponíveis sugerem que a expressão ‘questão social’ tem historia recente: seu emprego data de cerca de cento e setenta anos. Parece que começou a ser utilizada na terceira década do século XIX e foi divulgada até a metade. A partir da revolução francesa a questão social perde pouco a pouco sua estrutura histórica determinada e é crescentemente naturalizada tanto no âmbito do pensamento conservador laico