O Ser Humano
Com os animais, o homem partilha semelhanças como o impulso sexual, a possibilidade de sentir laços afetivos e outras características. Porém, se difere pela sua incrível capacidade de inteligência abstrata, de raciocinar de forma consciente e voluntária, isto é, somos capazes de tomar decisões baseadas em passado, presente e futuro. A capacidade de elaborar uma linguagem complexa e carregar uma vida psíquica incrivelmente abstrusa também nos torna únicos.
No entanto, diferentemente de muitos animais que já nascem com ESPECIALIDADES, percebemos que não nascemos preparados, dependemos de cuidados de outras pessoas pra sobreviver e desenvolver habilidades; de pai pra filho, de adulto para criança: além da característica genética, carregamos também traços culturais, hábitos, costumes, aprendemos idiomas e simbolismos; Temos a extraordinária capacidade de adaptação, e o processo de humanização faz parte da vida de nossa espécie.
Produzimos uma sociedade, costumes, criamos comportamentos, somos capazes de ir além dos limites propostos pela natureza. Elaboramos leis e uma civilização, modificamos o ambiente em que vivemos de acordo com nossa cultura, nosso bem estar, nosso conforto. Para obter meios de subsistência, produzimos o trabalho, que também nos possibilita aperfeiçoar nossas habilidades. Relacionamos-nos com outros seres vivos, pertencemos a grupos e aderimos a política como forma de nos expressar.
Também temos a capacidade, dentro de um contexto histórico, de nos reinventar, criando conceitos religiosos, novas concepções éticas, reciclar a moralidade de acordo com o ambiente em que nos é proposto. O ser humano se transforma constantemente; isso nos permite dirigir a nossa própria