O ser humano e o ciclo da vida
O desenvolvimento do recém-nascido e da criança
Embora os bebês nasçam fisicamente impotentes, eles estão equipados com vários reflexos e capacidades sensoriais que parecem melhorar as suas chances de sobrevivência. Visão, audição e olfato estão sintonizados para interagir com as pessoas que cuidam deles. O cérebro se desenvolve rapidamente após o nascimento. A seqüência do desenvolvimento das habilidades motoras é geralmente universal, embora existam variações individuais na rapidez desse desenvolvimento. Tomas e Chess demonstraram que os bebês parecem nascer com temperamentos diferentes. Eles identificaram três padrões de temperamentos básicos: fácil, difícil e relativamente resistente. Os tipos de temperamento parecem ter uma base biológica e persistem por toda a vida, embora possam ser modificados pelas influências do meio ambiente. De acordo com a teoria do apego, as habilidades do bebê de desenvolver-se bem dependem da qualidade do vínculo com aqueles que cuidam dele. O apego seguro desenvolveu-se quando os pais são sensíveis e receptivos às necessidades do bebê.
O desenvolvimento da comunicação
Os bebês são biologicamente predispostos a aprender línguas. Ao nascer, eles podem distinguir os sons que estão presentes em qualquer língua, mas logo se tornam particularmente sensíveis aos sons da língua falada em seus lares. Os adultos promovem o desenvolvimento da linguagem nos bebês utilizando a chamada linguagem afetuosa (motherese). Os estágios do desenvolvimento da linguagem incluem arrulhar e balbuciar. Outros estágios são o estágio de uma palavra e o estágio de duas palavras. Em cada estágio, o vocabulário de compreensão do bebê é maior que seu vocabulário de produção.
O desenvolvimento sexual
O perfil sexual e a identidade sexual começam a desenvolver-se no início da infância. Os meninos e as meninas apresentam preferências diferentes em relação aos