O ser humano não é instintivamente puro
O que é um instinto?
• Impulso interior que faz um animal executar inconscientemente actos adequados às necessidades de sobrevivência própria, da sua espécie ou da sua prole.
Padrão inato, não aprendido, de comportamento, comum aos membros de uma espécie animal. Ex.: as abelhas fazem suas colmeias sempre iguais por instinto
• Psicologicamente, é um esquema de comportamento herdado, próprio de uma espécie animal, que pouco varia de um indivíduo para outro ou no tempo e que parece cumprir uma finalidade.
O ser humano não é um ser instintivamente puro visto que, não faz a menor ideia do que seja um instinto seu. Mesmo respostas que podemos considerar instintivas por natureza não podem ser assim consideradas, como, por exemplo, o ato de fugir diante de um perigo imediato. Nós humanos necessitamos aprender a considerar algo como perigoso, caso contrário não o consideramos assim. Ao contrário dos mamíferos que, em sua maioria, ao nascer estão plenamente aptos a distinguir o que é perigoso do que não é, a espécie humana não tem um comportamento padronizado que pode ser considerado herdado e que se aplique a toda a espécie.
O que ocorre ao tentarmos dar vazão aos instintos, visto não existir um instinto que pode ser considerado humano, é que em lugar de dar vazão a instintos reais seguimos o que pensamos ser instintos. Formulamos uma concepção de instinto de acordo com o que acreditamos ser a coisa mais natural a fazer e fazemos. Neste acto podemos perceber a contradição fundamental dessa atitude. Pensar o instinto é não ser instintivo.
-----------------------
Podemos considerar instinto como uma resposta, inata, imutável e automática a determinada