O ser humano: Estético ou Moral?
ESTÉTICO OU MORAL?
DISCIPLINA: ESTÉTICA
ALUNO: AGNÉRIO DONIZETTI DA SILVA
O SER HUMANO: ESTÉTICO OU MORAL?
Analisando de forma mais profunda, pode-se até dizer que a estética sempre esteve presente desde o surgimento das civilizações antigas até então conhecidas. Seja na civilização egípcia, suméria ou até mesmo a civilização americana pré-colombiana havia o costume do ser humano manifestar seus sentimentos sobre o belo através das esculturas, da arquitetura de edifícios e templos religiosos, nas vestimentas, uso de utensílios decorativos corporal como colares, pulseiras, brincos e demais acessórios ornamentais para melhorar a aparência física.
Interessante que a própria natureza se encarrega de tornar suas criações mais estéticas. Animais em geral, de forma inconsciente, buscam e utilizam de fatores estéticos como meios de facilitar o acasalamento, seja através da penas e cantos na maioria dos pássaros, seja na forma física, pelagem e até mesmo nos chifres de alguns mamíferos. Para um simples e rápido ato de acasalamento, a maioria dos machos do reino animal, e algumas das vezes as próprias fêmeas, realizam uma grande cerimônia e apresentação artística para atrair e conquistar um parceiro(a) para se acasalar, fazendo uso de sons, danças, gestos e outros recursos dos mais diversos que se possa imaginar.
No quesito acasalamento, a arte, a estética e o belo servem como base para a reprodução e conseqüente perpetuação de uma espécie. E isto, com o decorrer do tempo, passa por transformações para se adaptar ao meio e situações da própria natureza.
Em relação ao ser humano em particular, o que é regra na natureza, torna-se uma exceção, pois se sabe cientificamente que os ancestrais do ser humano moderno não possuíam nenhuma aparência estética, seja no belo físico, musical, dança ou qualquer outro recurso utilizado que pudesse atrair o sexo oposto para se acasalar. Mesmo atualmente, se