O ser de deus
Uma das características da espiritualidade é ser invisível. Todo corpo que tem membros, como um corpo é visível. Como Deus não possui corporeidade, ele é invisível. Ele não somente é invisível, mas também é imperceptível aos nossos sentidos, ao contrário do vento. Deus é incapaz de ser visto e percebido pelos sentidos humanos, a menos que se comunique com os seres humanos e se faça perceptível.
Se ele é invisível é porque é espiritual. Suas obras são visíveis, mas não o seu ser.
É propriedade divina não poder ser contemplado por olhos humanos. Isso se deve ao fato de que ele é um ser eminentemente espiritual, que não possui forma.
E. DEUS É UM SER IMORTAL
Literalmente, ele é o único ser imortal. Todos os outros seres, homens e anjos, são mortais. Os homens são mortais porque não somente são separados de Deus por causa dos seus pecados, mas são separados de si mesmos, quando o corpo (que é o homem) se separa do espírito (que é o homem).
Deus não é separado de nada. Ele é imortal. Ele é a origem de todas as coisas e a vida está nele. A vida de Deus não é derivada, mas original nele, sendo eterna e indestrutível. 1) Espiritualidade.
Versículos-chave (Jo 4.23,24; Is 31.3; hb 12.9; Rm 1.20; 1Tm 1.17; Cl 1.15).
Deus, em Sua natureza essencial, é Espírito.
Algumas implicações ficam evidentes desta verdade:
a) Deus não é matéria: O espírito não é uma parte refinada da matéria, mas uma substância imaterial, invisível, não composta, indestrutível.
b) Deus não depende da matéria: Deus não tem nenhuma conexão necessária com a matéria. Esta não é eterna. Deus é independente de todas as coisas. De eternidade a eternidade Ele é Deus.
c) Deus não está limitado à matéria: Ele não sofre limitações inerentes ao corpo físico. Ele não é limitado a um ponto geográfico ou espacial. Isso está implícito na afirmação do Senhor Jesus: “A hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai” (Jo 4.21).
d)