O sentimento do Mundo
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Obra: Sentimento do Mundo
Edição: 1ª Editora: Companhia das Letras
Personagens:
Neste Livro de profundas e melancólicas poesias os únicos personagens relatados são:
O autor : Solitário, pessimista, melancólico, na qual não acredita mais em coisas boas feitas com o sentimento, ele acredita que a modernidade acabará com o sentimento.
Sociedade Burguesa também é citada como uma sociedade orgulhosa que se acomoda e não está nem aí para a condição social e econômica do próximo.
Ação (resumo das histórias):
Sentimento Do mundo
É o primeiro poema do livro, nele vemos alguém que se vê impotente porém pequeno, disperso, frente aos acontecimentos que virão, nele se vê imagens de uma Guerra, na qual o autor, extremamente pessimista, só enxerga a morte como destino, algo melancólico e triste.
Confidência do Itabirano
Neste poema o autor retrata lembranças de sua pequena cidade natal que é Itabira, local donde teriam origem alguns traços de sua personalidade e seu isolamento.
Há nesse poema uma metáfora relativa ao ferro, principal riqueza de Itabira, que estaria tanto nas ruas da cidade, quanto nas almas dos que ali viviam: ‘’frio e firme, triste e orgulhoso’’. O poeta também exprime dor pelas memórias de Itabira, que agora é representado por poucos objetos e uma fotografia que deixa em sua parede.
Poema da Necessidade
Neste poema há repetido no início de cada verso as palavras “É preciso…”, e seguem-se a elas as mais diversas necessidades humanas: relacionamentos, religião, dinheiro, estudos… É como se autor sentisse o peso de marteladas a cada nova necessidade dita, cada cobrança recebida.
Ao final, com um tom irônico, ressalta que ao mesmo tempo em que é proibido o assassinato, também anuncia-se o fim do mundo.
Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte
O autor relata nesta a lenda da mulher-fantasma conhecida em varias cidades, de uma mulher que morre antes de se entregar ao seu amante.
Há nesta poesia o tom