O sentido do texto
Na aula passada, vimos que um texto precisa
coeso para ter unidade de sentido. ser Vamos trabalhar o sentido do texto...
A coerência textual é a relação lógica entre as ideias. Essas ideias devem complementar uma a outra. As partes do texto não podem ser contraditórias entre si.
A coerência de um texto inclui fatores como o conhecimento que o autor e o destinatário têm do assunto abordado no texto, conhecimento de mundo, o conhecimento da língua. Conhecimento de outros textos (intertextualidade).
O texto é coerente, portanto, quando é possível estabelecer sentido.
O texto é coerente quando: ele segue o princípio de
Interpretabilidade lê, entende.
quem o
Veja o exemplo: Os alunos estudaram muito para prova, por isso comeram na cantina ontem e vão comer hoje. Nossa, como vocês falam!
“Era noite, um breu só... Tudo e todos eram pardos. O interessante é perceber que a claridade dos rostos abatia meus olhos de tanto lusco-fusco” Veja como esse texto é incoerente. Não há como num cenário desse: noite, breu, eram pardos, lusco-fusco, alguém ver, perceber “a claridade dos rostos...
Os textos acima são contraditórios, não apresentam informação clara. Estabelecem junção absurda entre as informações; portanto, são textos incoerentes. Não seguem princípio da interpretatividade.
A coerência do texto é conseguida quando as informações que o texto veicula estão ordenadas numa relação lógica e harmônica, interligadas de maneira clara, com nexo entre as partes.
Não basta, portanto, que o texto coesão, é preciso também tenha desenvolver o raciocínio sem lapsos, lacunas, mudança brusca das informações.
cronológica: 1. Manter a ordem cronológica não se deve relatar antes o que ocorre depois, a não ser que se pretenda criar um clima de suspense ou tensão (mas nunca esquecendo que, no final, a tensão deve ser resolvida). Escovou os dentes e pegou a escova e pôs a pasta dental. Pegou a escova, pôs a pasta e