O SENTIDO DE UMA FILOSOFIA BRASILEIRA
Aluno: João Gabriel Ribeiro Costa
O SENTIDO DE UMA FILOSOFIA BRASILEIRA
A filosofia brasileira, que tem como um de seus pioneiros o filosofo Farias Brito, é voltada para questões cotidianas brasileiras e, ao mesmo tempo, questões de interesse internacional. Para compreender essas questões filosóficas brasileira, segundo Márcio Daniel da Costa Nicodemos (2008), devemos enfatizar nas seguintes questões: universalidade versus particularidade; a importância da tradição e a originalidade do pensamento. Ainda temos que ressaltar o fato de que, quando se fala sobre o sentido da filosofia brasileira, existe dois questionamento incluídos: em que sentido é possível falar de uma filosofia no Brasil? E em que sentido é possível falar de uma filosofia do Brasil?
A filosofia foi manifestada no Brasil por volta do século XVI, pelos jesuítas que catequizavam os índios. De lá para cá ela sofreu várias alterações que resultaram na cultura filosófica brasileira atual. Hoje em dia a filosofia é ofertada em universidades, institutos e centros de pesquisas, onde e possível manter a continuidade da filosofia com cursos, aulas, professores, alunos, etc.
Geralmente essa filosofia que é disseminada aos interessados é muito universalizada, ou seja, muito focada nas teorias de filósofos da Grécia, onde foi originada a filosofia. Ai que entra a questão que investigaremos sobre a universalidade versus a particularidade. Quando alguém busca fazer um estudo filosófico, esse costuma obter uma libertação de seu meio. Esquece aquilo que o cerca e “caçar” uma satisfação além de seu habitat. Farias Brito definia essa façanha como uma tentativa do homem de colocar-se acima de sua condição.
Outra questão, ainda sobre universalidade e particularidade, é a tradição. Na filosofia é importante para manter o conhecimento de décadas passadas para que essas venham a ser transmitidas a futuras gerações. Sendo assim, todo filósofo