O Sentido Da Educa o Para a Cidadania
1. Do entendimento que se tem da cidadania, depende a atitude que se face a ela e a forma como incorporamos nas nossas práticas.
A Educação para a Cidadania visa desenvolver o conhecimento, a compreensão, as capacidades, as atitudes e os valores que ajudem nos jovens a:
• Desempenhar um papel ativo na comunidade (local, nacional, internacional)
• Estar informados e conscientes dos seus direitos, responsabilidades e deveres
• Compreender que se pode ter influência e marcar a diferença na respetiva comunidade de pertença.
2. O que é a Cidadania?
O que significam os termos “cidadania” e “cidadão” e como são usados na educação? O cidadão é um membro de um estado ou comunidade politicamente organizada. Tornar-nos cidadãos pelo nascimento, residência, família.
A cidadania significa:
• Um estatuto político e legal (ter/obter/aplicar/recusar) que confere direitos e responsabilidades definidos na lei (votar, pagar impostos). Pode confundir-se com nacionalidade.
• Envolvimento na vida pública refere-se ao conjunto das ações que vão desde votar à participação na vida pública e outros comportamentos sociais e morais, não apenas direitos e deveres, que as sociedades esperam dos cidadãos. O debate acerca do que deverão ser estes direitos, responsabilidades e comportamentos, está em curso...
• Ação educativa, ou seja o processo de ajudar as pessoas a tornarem-se cidadãos ativos, informados e responsáveis. Neste sentido, a cidadania é uma educação para a cidadania nos diversos contextos formais e informais.
3. Porque é que a cidadania é importante?
Porquê ensinar cidadania, como isso beneficia os jovens e as crianças e a quem mais pode beneficiar? A natureza da democracia constitui a principal justificação da ECD.
A democracia precisa de cidadãos ativos, informados e responsáveis para assumir o seu papel na comunidade e contribuir para o processo político. Perante a diversidade e complexidade das sociedades