O senso prático de ser e estar na profissão
O que é e como educar no mundo de hoje?
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação |
"O Senso Prático de Ser e Estar na Profissão" trata dos processos de aprendizagem da profissão de professor contados pelos próprios professores e analisados pela autora, visando compreender melhor as ações de formação e desenvolvimento pessoal e profissional, principalmente nas escolas.
Dessa análise, resulta que a efetivação dessas ações estaria condicionada à apreensão, pelos professores, de necessidades de mudança de seus modos habituais de agir e, ao mesmo tempo, de desejar essa mudança. Mas isso implicaria outro requisito: o de se instituir na escola as condições e os modos de transformá-la em lugar de aprendizagem da profissão. Este livro resulta da realização de uma das profícuas pesquisas realizadas na Faculdade de Educação da USP em torno do tema da formação de professores, sob a liderança da Professora Selma Garrido Pimenta.
A tese de Fátima Abdalla é de que a formação profissional no contexto de trabalho é componente indissociável das mudanças qualitativas do desenvolvimento pessoal e profissional, e essas mudanças, por sua vez, afetam os contextos de trabalho. Mas, como levar à frente um plano de intervenção para ajudar os professores a modificarem suas práticas docentes, a se tornarem melhores profissionais, considerando sua intencionalidade, seus valores, a cultura da escola, os habitus consolidados, os habitus a instituir?
Ela aposta na idéia de que o espaço escolar é espaço formativo, lastreado por uma cultura colaborativa e por práticas participativas, condições necessárias para a identificação de necessidades de crescimento, visando mudança de representações e, por conseqüência, levando à interiorização de novos habitus. Para isso, aproveita em suas análises o conceito de habitus de Pierre Bourdieu, habitus como disposições mais ou menos estáveis que se situam entre o mundo das práticas socioculturais e institucionais