O senhor das moscas
O filme trata sobre uma tentativa de socialização entre crianças que ficaram perdidas em uma Ilha em consequência de um naufrágio, onde o líder que foi escolhido pelo grupo tenta organiza-los dividindo tarefas a serem cumpridas para poderem ser resgatados logo, mas um dos membros que não satisfeito com os afazeres, revoltado tenta convencer os outros de que jamais sairão da Ilha e que deveriam aproveitar o período de ‘liberdade’, sem regras e cobranças dos adultos dedicando-se somente a caça e diversão.
Conseguindo convencer pelo menos a metade do grupo os garotos dividem-se e a “sociedade” torna-se dois grupos democráticos completamente distintos, onde em um lidera Ralph que é o grupo positivo e Jack por sua vez lidera o grupo negativo.
O grupo de Ralph, assim como ele tem esperança de em breve ser resgatado e voltar para casa bem e com saúde, assim como chegaram à Ilha, então concorda plenamente com as regras do líder, organizando-se de modo que não ficaria ruim pra ninguém, entraram em um acordo e então fizeram uma fogueira para dar sinal de fumaça, pois se algum helicóptero passasse por perto perceberiam que havia pessoas perdidas no local. Deixavam um dos membros cuidando a fogueira enquanto outros montavam abrigos para se prevenirem se caso o tempo ficasse ruim, com chuva ou temporal e outros se dedicariam a caça dos alimentos para ali se manterem.
Enquanto isso o grupo de Jack estava convencido de que jamais seriam encontrados na ilha e teriam que ali aprender a viver para o resto de suas vidas, então se dedicavam somente a diversão e a caça, talvez por serem mais velhos do que o grupo oposto, ou por sua única dedicação trabalhosa ser exclusivamente a caça eles conseguiam melhores alimentos, assim zombando os meninos do outro grupo, pois além de se divertirem mais se alimentavam melhor.
Tentavam a todo tempo provar para o grupo oposto que eles tinham razão em seus atos, que eram os melhores e tinham total domínio sobre a Ilha.