O SENHOR DAS MOSCAS
Grupo de garotos civilizados sobrevivem a um acidente áreo em uma ilha sem a presença de qualquer adulto que tenha sobrevivo pois o único que estava no inicio com eles acabou por morrer.( a noite em que provavelmente havia sumido). Dai inicio vemos que todos concordaram que teria que ter um líder para comandar aquele exercito de garotos, esse líder então é democraticamente eleito o garoto mais velho chamado Ralph que acaba por concordar.
O fato Social ocorre aqui quando todos sem exceção aceitam serem conduzidos por um só líder que inseri as normas e regras, existe aqui uma organização inicial definida. Com objetivo de achar de alguma forma o jeito de sobreviverem até que o resgate por eles esperado venha. Então é dividido as tarefas e consequentemente são obedecidas.
Podemos considerar também que há uma norma de conduta, as leis estabelecidas ali são de comum acordo também a conduta de todos caminha muito bem. Até que o lado criança surge e alguns dos garotos preferem brincar e perdem a noção da situação todos estão perdidos e precisam de alimentos para sobrevivência. O primeiro conflito entre eles acontece quando por um desleixo perdem a chance de serem resgatados pois a fogueira está apagada impedindo de serem vistos. A divisão de grupos logo se inicia o garoto chamado Jack enfurece por não querer mais obedecer tais normas impostas pelo líder. Os mais fracos de aqueles cujo acharam que as brincadeiras eram mais interessantes acabam por tornar se esse novo grupo.
O ex líder de todos o garoto Ralph agora perde então se parcialmente o controle da situação ao ver tal divisão. Mesmo assim prossegue com sua liderança com os mesmo objetivos anterior um bem comum ao atual grupo. Mesmo naquela situação esse mesmo líder Ralph tenta não desanimar seu grupo pois a suas coerência de um bom líder prevalece. Analisando o decorrer do filme vemos que o fator social, controle e a norma de conduta ali são perdidas pois houve uma divisão