O senhor das armas
Supostamente baseado em fatos reais (Niccol afirmou que Yuri Orlov é um amálgama de cinco traficantes existentes), O Senhor das Armas começa de maneira magistral. Parado sobre milhares de cartuchos usados, o personagem de Nicolas Cage dispara algumas frases que já deixam clara a moralidade de seu personagem: “Existem mais de 550 milhões de armas de fogo em circulação no mundo. É uma para cada doze pessoas no planeta. A única pergunta é: como armar as outras 11?”
O ponto alto da trama é a forma como ele disseca o mundo do tráfico de armas. Muito mais do que um projeto com carga dramática, a força de O Senhor das Armas vem do fato de ser altamente elucidativo a respeito de um assunto sobre o qual o espectador pouco sabe. Além de mostrar a mecânica do tráfico, o roteiro é ousado para criticar as relações de poder entre os países, inclusive com a hipocrisia que as domina. A conversa final entre o personagem de Nicolas Cage e o policial interpretado por Ethan Hawke é emblemática nesse sentido, com o traficante acabando com qualquer ilusão que seu perseguidor tinha a respeito de justiça.
Em O SENHOR DAS ARMAS, Nicolas Cage é um negociante de armas de família ucraniana, mas morando nos EUA, que adquire uma fixação por armas de fogo depois de testemunhar um tiroteio no bairro onde mora. Depois disso, ele bota na cabeça que quer fazer negócios com armas. O negócio começa a ir de vento em popa quando ele descobre o filão do comércio internacional. Ele faz negócios tanto na época da Guerra Fria, e depois, com o esfacelamento da União Soviética, ele