O Seminarista
Autor: Bernardo Guimarães
Sobre Bernardo
Guimarães:
•
•
Bernardo Joaquim da silva Guimarães nasceu em ouro preto no dia 15 de agosto de 1825,foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido por ter escrito o livro A Escrava Isaura e vários outros livros que se consagraram na literatura brasileira como O Seminarista.
Filho de João Joaquim da silva Guimarães também poeta, e de Constança beatriz de oliveira Guimarães. Casou-se com
Teresa Maria Gomes de lima Guimarães e tiveram oito filhos.
Morreu no dia 10 de Marco de 1888.
Resumo
•
A obra descreve o triste romance de margarida e Eugênio, os jovens apaixonados que desde a infância conviveram juntos.
Porem, foram separados pelo destino. Margarida e sua mãe
Unberlina sempre conviveram na fazendo dos pais de
Eugênio, que acolheram as duas durante muitos anos. Como o destino de Eugênio já estava predestinado pelos pais a seguir a carreira de padre, ele foi estudar em um seminário no arraial de congonhas do campo.contudo a separação causou em ambos imensas saudades e tristezas.
•
No seminário Eugênio sempre escrevia cartas de amor para margarida, algo que blasfemava a sua alma diante do destino que estava seguindo. Certo dia, porem oitador da instituição, encontrou em seus papeis um dos seus bilhetes amorosos, e horrorizado com o acontecido, dispõe a castigálo severamente. Logo após, avisou imediatamente para os pais do jovem sobre a vida conjugal da pobre moça. Dizemlhe que margarida tem se casado com outro rapaz. mas na verdade eles expulsá-la da fazenda junto com sua mãe.
•
Ao passar quase dez anos,Eugênio ordena-se padre e finalmente volta para a sua terra natal. Chegando lá, encontra Margarida muito doente por consequência da saudade e da tristeza que assolavam seu coração. Descobre também que ela não havia-se casado, pelo contrario, foi apenas um plano malicioso ou não dos pais para afastá-lo da mulher que ele sempre amou.
•
•
Ambos influenciados pelo amor incondicional desencadeado
ao