O SEMEDOR DE IDEIAS
Nesse livro, temos um narrador bastante participativo ao longo de todo o texto. Ele vem narrar a história de Ida Pommerikowsky. Trata-se da filha de uma noviça de um convento espanhol que fugiu com um judeu domador de feras do circo. Quando chega aos três anos sua mãe foge com um toureador e assim é criada pelo pai e por Zoraida, uma cigana.
Aos quinze anos, interessada em sexo, é iniciada por Zoraida com apoio do pai. E quando o ele pretende ficar com o dinheiro do dote pelo seu casamento com um homem rico de Praga, ela foge levando o dinheiro e deixando o marido dormindo. Zoraida vai com ela e assim dar-se inicio a vida de prostituição de Ida, que assume o nome de Madame Pommery.
Aos 34 anos, com a beleza já em decadência, se torna artista de cabaré. Conhece entãoMr. Defer, um marujo, e seduzindo-o o convence de levá-la para a America do sul com ele. Chegando lá, em um jantar reconhece Zoraida jantando com um homem, coberta de jóias e bem vestida. Uma vez que é ignorada pela velha conhecida, Madame Pommery busca informações com o garçom que afirma que se trata de um casal muito rico e influente. Ela então articula um plano de chantageá-los usando o passado de Zoraida. Assim deixa o marujo e vai para São Paulo.
Na capital paulistana ela volta a trabalhar como artista de cabaré e prostituta. Sua simpática encantava mais que sua beleza. É ali que ela descobre que todos conhecem o casal Zoraida e Coronel Pacheco Isidro e o passado dela. Sendo assim chantageá-los estava fora de questão. Decide então arrumar um sócio para abrir um bordel.
Em uma noite se encontrou com o Coronel Pinto Gouveia, que reclama da precariedade das diversões noturnas em São Paulo. Depois de embebedado convence-o de lhe fazer um empréstimo. Ele concede seis contos, não os dez que ela pediu. Porem já era o suficiente para abrir o seu Paradis Retrouvé. Começava sua glória.
Pouco