O seis fundamentos da negociação
INTRODUÇÃO 1
1 - OS SEIS FUNDAMENTOS DA NEGOCIAÇÃO 2
1.1 - ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO 2
1.2 - PADRÕES E NORMAS 4
1.3 – RELACIONAMENTO 5
1.5 - INTERESSE DA OUTRA PARTE 5
1.6 - PODER DE INFLUÊNCIA 6
2 - PLANEJAMENTO 7
2.1 – PREPARAÇÃO 7
2.2 - TROCA DE INFORMAÇÕES 7
2.3 - PROPOSTAS E CONCESSÕES 8
2.4 – FECHAMENTO 8
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Esse estudo trata da negociação, com base no Livro “Negociar é preciso” de Richard Shell, porém, utilizando-se da opinião de outros autores, para enfatizar os estilos de negociação e o planejamento.
Em um primeiro momento, aborda de maneira objetiva cada estilo de negociação, conforme destacado por Shell, possibilitando que seja observado as particularidades de cada estilo.
Destaca-se ainda, os padrões e normas de negociação, o relacionamento, os interesses e o poder de influencia, através de visão de outros autores, em comparação a visão de Shell.
Em um segundo momento, observa-se as etapas do planejamento conforme Shell, destacando a preparação, a troca de informações, as propostas e concessões e finalmente o fechamento.
Concentra-se nesse estudo ao fato de a negociação ser um processo, onde as pessoas tornam-se os problemas e as soluções de todo o processo, em todas as fases do planejamento e em todos os estilos de negociação.
1 - OS SEIS FUNDAMENTOS DA NEGOCIAÇÃO
1 - ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO
De acordo com Shell (2000 p. 6-7) a negociação é uma forma básica, especial da comunicação humana, mas não é sempre que percebemos que a estamos praticando. Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando queremos algo de outra pessoa ou quando outra pessoa quer algo de nós. Os estilos de negociação segundo Shell (2000) são:
COMPETITIVO – Nesse caso a competição fala mais alto, tanto que um dos lados procura “apagar” a outra parte, o objetivo desse tipo de