O segredo de luísa, resumo
Na mesma noite, Luísa começou a refletir que aquele produto poderia ser bastante conhecido e procurou aconselhamento com o professor Pedro, que lhe falou sobre empreendedorismo: o alto índice de fracassos; a mudança no perfil das relações de trabalho; plano de negócios; etc.
Depois de vários encontros com o professor Pedro, Luísa conheceu Eduardo, consultor em administração, que lhe mostrou as etapas para organizar sua indústria de goiabada (“Goiabada Maria Amália”), desde a avaliação inicial do mercado até o marketing do produto.
Luísa, decidida a ser uma empreendedora, frustrou os planos dos familiares à respeito de casamento e carreira. Novamente aconselhada pelo professor Pedro, que notou os progressos no projeto da moça, procurou e encontrou um parceiro para o negócio: o senhor André, fabricante de biscoitos.
Obteve informações sobre “Empresa Junior”, fez mais pesquisas (Internet, inclusive) sobre “plano de negócios” e, entusiasmada, viu sua empresa sair do papel: fechou contrato para utilizar as instalações de outro empreendedor para produzir as goiabadas. O inicio não foi fácil, a empresa passou por momentos difíceis, mas depois de seis anos a “Goiabada Maria Amália” até estava exportando seus produtos.
O faturamento e as exportações da “Goiabada Maria Amália” aumentaram. Luísa foi indicada para receber um prêmio de empreendedorismo na Federação das Industrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
3 – Considerações finais
O autor procurou neste “romance” sobre empreendedorismo, além de despertar o interesse sobre o assunto, fornecer os conceitos e ferramentas fundamentais às pessoas dispostas a criar um empreendimento.
Mas qual é o segredo de Luísa? São