O segredo das águas
O filme afirma que, no futuro, provavelmente no século 31, quando as calotas polares derreterem por completo, cobrindo a superfície terrestre totalmente de água, os poucos seres humanos que sobriviverem, terão de se adaptar a um novo mundo, onde existem mutantes — seres humanos geneticamente modificados, que nascem adaptados ao convívio com a água, com guelras e membranas envolvendo os dedos dos pés — num planeta sem leis ou fronteiras, assolado pelos violentos ataques dos Smokers, temido clã de piratas.
Neste contexto, um ser anfíbio (Kevin Costner) vive comercializando tudo que é possível, inclusive terra pura e, após ser preso injustamente, é libertado por uma comerciante (Jeanne Tripplehorn) que exige que ele a leve embora e junto com eles uma garota (Tina Majorino), que tem nas costas o mapa para se chegar a Terraseca, o único local com terra firme. Mas o chefe (Dennis Hopper) de uma gangue resolve persegui-los, pois também deseja encontrar este local.
A saga do filme é encontrar a Terraseca, após uma batalha para recuperar a menina, eles fogem para o alto mar, algum tempo depois, ao acordarem, se deparam com uma ilha, onde atracam. Nesta ilha ficou três dos personagens, o mutante, partiu para o mar, dizendo que a terra não era lugar para ele viver.
Podemos analisar o filme, em pontos positivos e negativos, com mudança da terra, a adaptação do ser humano foi um ponto positivo, tendo que se adaptar a circunstancia e mostrando como o ser humano se adapta as situações em que vive, sendo o seu corpo modificado para a adaptação na água. Com a água cobrindo a terra, acabou a sociedade, o convívio