O seculo xv e a renovação educativa
Knight, George R. “Mitos na educação Adventista: um estudo interpretativo da educação nos de Ellen G. White”. Tradução Ana M.M. Shaffer e Fernandes c. de Andrade Souza. 1ª Ed. Engenheiro Coelho, SP: Unaspress Imprensa Universitária Adventista, pág. 121-131, 2010.
TODA PESSOA TEM QUE ESCOLHER UMA RELIGIÃO, MESMO QUE ESSA ESCOLHA NÃO AGRADE A DEUS, PORQUE TODOS VIVEMOS PELA FÉ QUE ACREDITAMOS. Ellen White escreveu que “a verdadeira educação é a religião, mas para alguns a educação é posta em seguida á religião”. Em suma, todos os homens escolhem crer em algo, e essa escolha de fé requer um compromisso religioso que caracterize suas ações e forneça um padrão para seus pensamentos.
Toda verdade vem de Deus, seja ela cientifica ou da Bíblia, não importa aonde a encontremos se realmente for à verdade de Deus, porque Satanás faz com que a verdade de Deus se misture com seus erros para enganar o ser humano. Mas e só através da Bíblia que as pessoas encontrarão a verdade divina. Deus não criou um mundo cheio de erros, conflitos e desconexo.
Muitos cristãos vivem uma ética cristã, mas não possuem uma mente cristã, vivem de aparência. O desafio que a igreja e seu sistema educacional enfrentam é o de desenvolver a mente de modo que os cristãos pensem de maneira cristã sobre tudo em suas vidas e sobre cada aspecto de sua experiência. O educador que usa a bíblia como fonte principal da educação, desenvolve mente cristã e ensina indivíduos a pensar de maneira cristã.
Devemos acreditar somente na Bíblia, tudo o que nela está escrito e a verdade de Deus, lá encontramos a resposta para tudo, não precisamos tentar encontrar resposta em outro lugar, Satanás vive tentando enganar as pessoas com suas mentiras.
Concordo com o autor quando ele se refere que toda verdade vem de Deus e que o desafio da igreja cristã e de seu sistema educacional é o de desenvolver a mente de modo que os cristãos pensem de maneira cristã sobre tudo em suas vidas e cada