O SECRETARIADO EXECUTIVO E A FUNÇÃO DE GESTÃO
Adriane Lasta
Alexandra da Silva2
1 Considerações Iniciais
A área secretarial está conhecendo um novo profissional, o secretário gestor, que é capaz de tomar decisões, de exercer a liderança com clientes internos e externos, de planejar as ações a serem realizadas, de controlar e organizar seu ambiente de trabalho.
Esse profissional não trabalha apenas para um executivo, pois com a qualidade de gestor, ele passa a trabalhar para a empresa. As organizações estão constantemente mudando, isso devido às exigências impostas pelo novo cenário empresarial. Os secretários executivos devem acompanhar essas mudanças e realizar funções que antes não eram atribuídas a eles. Nesse contexto, o profissional de Secretariado Executivo pode ser considerado um gestor? Por quê?
Dessa forma, o presente ensaio discute o Secretário Executivo como gestor e está dividido em três partes além das considerações iniciais e finais. Aborda-se, respectivamente, o perfil do secretário executivo, o perfil do gestor e o secretário gestor.
2 Perfil do Secretariado Executivo
O profissional de secretariado executivo exerce inúmeras funções dentro das organizações; para que elas sejam bem desempenhadas, faz-se necessário adotar um perfil profissional, possibilitando uma melhor execução das tarefas que são de sua competência. Ao longo do tempo, a profissão de secretariado vem sofrendo mudanças significativas. Por isso é que “o especialista em determinadas tarefas está sendo substituído por aquele com visão abrangente, que saiba trabalhar em equipe, conhecendo a totalidade dos projetos da empresa.” (AZEVEDO; COSTA, 2002, p.
145). Assim, faz-se necessário que esse profissional esteja ciente dos objetivos da empresa, de como ela pretende alcançá-los, precisa conhecer os principais clientes,
1
Ensaio realizado para a disciplina de língua portuguesa IV, professor Adilsom Eskelsem.
Acadêmicas do nível IV, do curso de