O Salão de Humor de Piracicaba inspira gerações e propõe 'riso com reflexão'
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é um festival de humor gráfico realizado anualmente desde 1974 em Piracicaba, São Paulo
Esporte, saúde, cultura, manifestações, o que é destaque no mundo tem espaço no Salão de Humor.
Este ano o salão bateu recorde de inscritos 4180 obras, de 64 países, 442 podem ser vistas pelo publico,
O grande prêmio da amostra veio da Sérvia, o Cartoon satiriza o vicio do álcool “A própria graça mesmo do cara que está correndo o risco de morrer, sofrer um acidente, ele não pensa nele mesmo, ele só pensa na própria bebida, em salvar aquilo que dá prazer a ele”.
Assuntos da atualidade como violência a figura do papa Francisco aparecem em vários trabalhos, nas caricaturas artistas e atletas são retratadas de forma inusitada.
O vencedor brincou com a habilidade de Altamiro Carrillio na flauta. Outro destaque deste ano são as esculturas, o Ronaldinho ganhou forma de uma chuteira, na cabeça de um politico brasileiro saem papeis para opiniões dos visitantes.
O Salão de Humor fica em um dos principais engenhos central um dos pontos turísticos de Piracicaba. Um dos armazéns foi transformado em teatro e as áreas abertas servem de cenário para espetáculos de teatro shows musicais, parte desses espaços é usado para amostras paralelas ao salão de humor, entre as amostras paralelas o salãozinho de humor chama a atenção pela qualidade dos trabalhos, mas principalmente pela capacidade de crianças e adolescentes usarem o humor para criticar, a exposição é dividida por idade essa por exemplo veio da Argentina e o autor tem apenas 10 anos de idade.
Hoje o evento é considerado o maior do mundo no gênero, fazendo com que Piracicaba fique conhecida como Capital Mundial do Humor, reúne a mostra oficial de trabalhos em cartum, charge, caricatura e tiras, e mostras paralelas, com exposições em vários espaços culturais da cidade
Visitar uma exposição conceituada