O salario minimo o menor sal rio que uma empresa pode pagar para um funcion rio
ENSINO MÉDIO POLITECNICO
SALARIO MÍNIMO
NOME: LUCAS VALENTINI, LEANDRO PRIGOL, MICHEL BORGES, MATHEUS SANTOS.
TURMA: 101
PROFESSOR (A): Neci Salete kunuz
ERECHIM, JULHO DE 2013
Introdução
O trabalhador, independente das suas características funcional e de categoria, deve ter sua recompensa pelos esforços e energia as quais desenvolvem em sua função. Conforme registra Alice Monteiro de Barros “Empregado é a pessoa física que presta serviço de natureza não eventual a empregador mediante salário e subordinação jurídica. Esses serviços podem ser de natureza técnica, intelectual ou manual integrante das mais diversas categorias profissionais ou diferenciadas.”, logo, o trabalhador deve receber do empregador como menor contraprestação o Salário Mínimo, que é sua recompensa pelo seu esforço.
SALÁRIO MÍNIMO
O salário mínimo é o menor salário que uma empresa pode pagar para um funcionário. Ele é estabelecido por lei e é reavaliado todos os anos com base no custo de vida da população, sua criação foi feita com base no valor mínimo que uma pessoa gasta para garantir sua sobrevivência.
Reajuste Salarial:
O reajuste busca sempre cobrir a variação da inflação do ano que passou e acrescentar um pouco mais, a variação do PIB relativa ao ano que passou (uma forma de distribuir as riquezas). O salário médio do brasileiro, apesar de também subir, mostra-se sempre aquém desta regra de reajuste. Como consequência, após 14 anos, o salário médio que equivalia a 8 salários mínimos em 1995, passou a valer 3 salários mínimos em 2009. O atual salário mínimo de 2013 é de R$ 678,00.
HISTÓRIA DO SALÁRIO MÍNIMO
O salário mínimo foi criado no século XIX na Austrália e na Nova Zelândia.
No Brasil o salário mínimo surgiu no século XX na década de 30, com a promulgação da Lei de nº185 em janeiro de 1936 e decreto de lei em abril de 1938.
No dia 1º de Maio o então presidente Getúlio Vargas, fixou os valores do