O sagrado e o profano
Mircea Eliade
Ana Paula – Diego Alves – Hilka – Rafaella - Taciana Prof: Justino
Mircea Eliade (1907-1986) Foi um historiador e romancista romeno naturalizado norte-americano. É um dos mais importantes e influentes historiadores e filósofo das religiões da contemporaneidade.
.
O sagrado e o profano resume o essencial da investigação do notável estudioso. O livro estuda a experiência religiosa, detendo-se no exame da construção das idéias de espaço e tempo, e, finalmente, da vivência religiosa propriamente dita. Na conclusão examina especificamente o tema do sagrado e do profano no mundo moderno.
CAPÍTULO I
O ESPAÇO SAGRADO E A SACRALIZAÇÃO DO MUNDO
Homogeneidade Espacial e Hierofania
MANIFESTAÇÃO DO SAGRADO
CRIAÇÃO DO MUNDO
“Não te aproximes daqui, disse o Senhor a Moisés; tira as sandálias de teus pés, porque o lugar onde te encontras é uma terra santa.” (Êxodo, 3: 5)
O HOMEM
RELIGIOSO – ESPAÇO HETEROGÊNEO
PROFANO – ESPAÇO HOMOGÊNEO
TEOFONIA E SINAIS
Theós, "Deus" e phaneroô, "aparecer".
O limiar que separa os dois espaços.
Numerosos Ritos e Crenças
CAOS
COSMOS
“O dia da ira, esse dia Dissolverá o mundo em cinzas, Como Davi e a Sibila declaram. Quando o Juiz estiver sentado sobre seu trono O que quer que tenha sido encoberto será desvelado. O que eu, miserável como sou, direi então? Salve-me, Ó Fonte de compaixão. Recorde, misericordioso Jesus, Que eu sou o propósito de sua jornada terrena; Não se livre de mim naquele dia. Quando os condenados estiverem sendo amaldiçoados E lançados nas chamas impetuosas, Chama-me entre os benditos. Esse dia lacrimoso No qual o culpado se levantará das cinzas para ser julgado.”
CAOS E COSMOS
O último dia é percebido como o fim de toda a raça humana, não o fim do cosmos. A grande esperança do último dia é que ele seja a vitória final do cosmos sobre o caos.
Para que emerge o cosmos?
O universo sempre teve significado, sempre foi um