O sagrado e o profano em nosso lar
INSTITUTO DE FILOSOFIA
RAYANE FREITAS MACIEL
O SAGRADO E O PROFANO EM
NOSSO LAR
UBERLÂNDIA
2012
RAYANE FREITAS MACIEL
O Sagrado e o Profano em Nosso Lar
Trabalho apresentado como requisito final para obtenção de aprovação na disciplina Tópicos Especiais em Filosofia da História 3 ministrada pelo Professor Doutor José Benedito de Almeida Júnior do curso de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.
UBERLÂNDIA
2012
INTRODUÇÃO
“Nosso Lar: a vida no mundo espiritual” é um livro – que no ano de 2010 tornou-se filme – em que o espírito André Luiz, através do médium Francisco Cândido Xavier, nos apresenta uma colônia espiritual de mesmo nome. De forma envolvente e brilhante, o autor nos mostra suas próprias experiências, observações e descobertas em relação ao mundo espiritual. Faz-nos conhecer um mundo excitante, cheio de vida, com organização exemplar, um mundo onde espíritos desencarnados vivem num ambiente de estágio de recuperação e educação espiritual onde são inspecionados atentamente por espíritos superiores. Nesse mundo, André Luiz nos autoriza conhecer o ambiente espiritual que espera por nós assim que abandonarmos o corpo material por meio da morte física.
Este trabalho, proposto na disciplina de Tópicos Especiais em Filosofia da História 3 ministrada pelo Professor Doutor José Benedito de Almeida Júnior, tem por objetivo apresentar os conceitos de sagrado e profano propostos pelo autor Mircea Eliade e aplicá-los a essa obra espírita.
SAGRADO E PROFANO
Mircea Eliade propõe uma espécie de introdução geral à história das religiões.
Este livro pode, pois, servir como uma introdução geral à história das religiões, visto que descreve as modalidades do sagrado e a situação do homem num mundo carregado de valores religiosos. (Eliade, 2010, p. 23)
Segundo o autor, o homem pode ser dividido, no contexto histórico, em duas categorias: o homem moderno e o homem religioso (homo