o romantismo no b rasil
Classificação:
Protozoários são seres unicelulares,alguns na maioria heterotrófos, outros autotrófos e com mobilidade especializada sendo este o principal critério utilizado para definir sua classificação na ciência.
Tamanho:
A maioria deles é minúscula, medindo de 0,01 mm a 0,05 mm aproximadamente, sendo que alguns podem medir até 0,5 mm como, por exemplo, os foraminíferos.
Nutrição:
Os autótrofos fazem fotossíntese, e se alimentam como as plantas, outros são heterótrofos e se alimentam comendo diversos alimentos principalmente matéria orgânica em decomposição, folhas mortas, animais mortos, fezes, etc. Sua forma de nutrição podem ser predadores ou filtradores, herbívoros ou carnívoros, parasitas ou mutualistas mas, a principal forma de alimentação deles é a nutrição saprófita. A digestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é ingerido ou entra na célula por meio de uma "boca", o citóstoma. A célula desses micro-organismos unicelulares é muito especializada, e cada organela tem uma função vital.
Locomoção:
O sistema locomotor é bem primitivo com o uso de flagelos, cílios, membranas ondulantes, cirros ou pseudópodes. Há um sistema hidrostático, constituído de vacúolos pulsáteis que eliminam o excesso de água que entra na célula por osmose nos protozoários dulcícolas, estabelecendo assim o equilíbrio osmótico. O citoesqueleto também é especializado para manter a forma da célula, emissão de pseudópodes, locomoção, movimentação de vacúolos digestivos, entre outras funções necessárias.
Sustentação:
Algumas espécies possuem endoesqueleto enquanto outras possuem exoesqueleto que são carapaças de diversas formas.
Patogenias:
Estes micro-organismos de vida livre estão presentes em muitos ambientes mas alguns levam vida parasitária causando doenças em animais, febre, cistos muito dolorosos e outros males em seus hospedeiros. Muitos protozoários causam