O romantismo nas obras de lucíola de josé de alencar e a mão e a luva de machado de assis.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
VERÔNICA RODRIGUES SILVA
Como se processa o Romantismo na obra “Lucíola” de José de Alencar e “A mão e a luva” de Machado de Assis: a figura da mulher na sociedade.
Tangará da Serra – MT
Junho de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
DEPARTAMENTO DE LETRAS
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
VERÔNICA RODRIGUES SILVA
Trabalho de conclusão de curso, apresentado à disciplina de Literatura Brasileira I, como requisito parcial de avaliação, do curso de Licenciatura Plena em Letras, pela Universidade do Estado de Mato Gross (UNEMAT), Campus Universitário de Tangará da Serra.
Professor e Pós – Doutor Dante Gatto.
Tangará da Serra – MT
Junho de 2012
Introdução
O presente trabalho foi proposto para verificar a aprendizagem do acadêmico, tendo como principal objetivo, formar um acadêmico pesquisador, para isso, será analisado duas obras do movimento Romantismo e apresentando as principais características, temas e autores dessa época. O Romantismo foi o primeiro movimento da nação Brasil, libertando o país das influências e dominações de Portugal. Nesse período houve uma grande revolução nas pessoas, nos costumes e na sociedade, pois o lugar que até então era da razão dá lugar a emoção. Esse movimento reflete principalmente o amor em todas as suas formas, para verificar esse amor presente na literatura, serão apresentadas as obras: Lucíola de José de Alencar e A mão e a luva de Machado de Assis, as quais serão analisadas, mostrando as características do Romantismo presentes nelas. Apesar de ambas serem do mesmo período, o amor presente nelas é concebido diferentemente um do outro, apresentando formas realistas e românticas ao mesmo tempo.
Como se