O ROMANTISMO EM PORTUGAL CAPTADA EM TODA SUA ESSÊNCIA
3132 palavras
13 páginas
Universidade Federal do Tocantins Curso de letras – Habilitação Português/Inglês
Disciplina: Literatura Portuguesa III
Prof ª: Marcia Rejane Acadêmicas: Alex Dias André Paulo Monaliza Andrade Ferreira.
O ROMANTISMO EM PORTUGAL CAPTADA EM TODA SUA ESSÊNCIA
Contexto Histórico
O movimento literário, ocorrido no século XIX, por volta de 1825, há o aparecimento de uma geração com atitudes contrárias às convenções sociais, período conhecido como Romantismo é marcado por rebeldia, sendo que no Arcadismo ou Classicismo, movimento anterior, há a presença da poesia musicalizada, do enredo cantado, no Romantismo, o que é traço característico é a presença de personagens que quebram regras. Mas essa rebeldia é um reflexo de um momento, que o mundo, mas precisamente a Europa estava passando, tanto na França, com a Revolução Francesa, e na Inglaterra, com a Revolução Industrial. Segundo Massaud, a Revolução Francesa (1789), em consequência dos quais entra em crise o sistema da monarquia absolutista, dando lugar ao liberalismo como corpo de doutrinas sócio-políticas e à ascensão da burguesia.
Com a chegada da Corte Portuguesa no Brasil, em 1808, Portugal sem a presença do Rei, o Império fica vulnerável e acontece a invasão francesa, guiada pela pessoa de Napoleão Bonaparte e suas tropas. É nessa atmosfera conturbada que se compreende o surgimento desse novo movimento literário que traz consigo uma nova apologia à vida.
Na França, anos conturbados viriam e as pessoas presenciam uma revolução sangrenta e que uns dos ideários da Declaração Francesa dos Direitos Humanos eram a liberdade, igualdade e fraternidade, para todos. Uma filosofia democrática dos direitos humanos e a dignidade individual presentes em um movimento literário e artístico.
O Romantismo tem