O Rio São Francisco
O rio São Francisco (carinhosamente chamado de Velho Chico) é um dos mais importantes do Brasil.Sua nascente real e geográfica está localizada no município de Medeiros, Minas Gerais. Sua nascente histórica encontra-se na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, , a qual por muito tempo se pensou ser a nascente real. O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e, por fim, deságua no Oceano Atlântico, onde fica a sua foz. Seu comprimento é de aproximadamente 2.863 km quando medido ao longo do trecho geográfico.
Apresenta dois estirões navegáveis: entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico.
O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroelétricas.
Descobrimento
Seu descobrimento é atribuído ao navegador florentino Américo Vespúcio, que navegou em sua foz em 1501. O nome do rio é homenagem a São Francisco de Assis. A região da foz era habitada pelos índios, que a chamavam Opará, que significa algo como “rio-mar”. O rio era visitado apenas nas cercanias da foz, pois a mata, a caatinga desconhecida e as tribos ferozes impediam os brancos de penetrar na terra.
Importância econômica
O rio São Francisco é também o maior responsável pela prosperidade de suas áreas ribeirinhas compreendidas pela dominação de Vale do São Francisco, onde cidades experimentaram maior crescimento e progresso como Petrolina em Pernambuco e Juazeiro na Bahia devido a agricultura irrigada. Essa região apresenta-se atualmente como a maior produtora de frutas tropicais do país, recebendo atenção especial, também, a produção de vinho, em uma das poucas regiões do mundo que obtêm duas safras anuais de uvas.
O rio São Francisco oferece condições naturais de navegação durante todo o ano, cuja profundidade varia de acordo com o regime de