O retalhinho branco
Sempre achei a história do Retalhinho Branco, da autora Maria Helena Portilho, uma graça! E nada mais lindo e divertido que trabalhar as cores na Educação Infantil, através dela! Os pequenos viajam junto com os retalhinhos e com as cores! Ao mesmo tempo, pode-se trabalhar o respeito às diferenças, a individualidade, pois a opinião do retalhinho branco foi diferente e os demais a respeitaram! É uma história que rende dias de trabalho prazeroso. Fiz as páginas de um livrinho que pode ser montado pela turminha, aos poucos, utilizando diversas técnicas e materiais.
Estão logo abaixo.
Sugestões: Colagem com retalhinhos coloridos, lã colorida, pintura com guache, colagem com papéis coloridos, pintura com cola colorida, dobraduras, desenho livre a lápis e pintura para alunos de maior faixa etária, etc.
Abraços, Dolores
EMEI ATAULFO ALVES
ALUNO (A) _____________________
PROFESSORA ___________________
EMEI ATAULFO ALVES
ALUNO (A) _____________________
PROFESSORA ___________________
RETALHINHO BRANCO
RETALHINHO BRANCO
MARIAMA
MARIA HELENA PORTILHO
MARIA HELENA PORTILHO
Era uma vez uma fábrica de retalhos brancos. Certa noite nesta fábrica, tudo estava triste, parado, as máquinas não estavam trabalhando, tudo era um grande silêncio. Os retalhinhos resolveram se unir para conversar. Estou cansado de ser Branco! Vamos embora daqui. Disse ele. Boa ideia! É mesmo. Vamos correr o mundo? Disse o outro. Vamos disseram todos entusiasmados. Então, pé pra frente minha gente! E lá se foram, apenas um ficou dormindo num cantinho.
Era uma vez uma fábrica de retalhos brancos. Certa noite nesta fábrica, tudo estava triste, parado, as máquinas não estavam trabalhando, tudo era um grande silêncio. Os retalhinhos resolveram se unir para conversar. Estou cansado de ser Branco! Vamos embora daqui. Disse ele. Boa ideia! É mesmo. Vamos correr o mundo? Disse o outro. Vamos disseram todos entusiasmados.