O resumo - o poder e o controle nas organizações
DEFINIÇÃO E CONCEITO DE PODER
A fonte originária de poder encontra-se na capacidade de coagir ou de estabelecer uma relação de domínio sobre os outros, onde o individuo ou o grupo dotado de poder pode influenciar o comportamento e os resultados de outras pessoas. Poder envolve controle, uma vez que é comumente definido como o potencial de uma unidade social de determinar o comportamento de outra. O conceito de poder varia no tempo e em função da corrente de pensamento abordada pelos diferentes autores, muitos autores os definem de forma semelhante: * Max Weber:“poder é a capacidade de alguém impor sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas”. * ·Corrêa : “poder é uma força que exerce influência na conduta das pessoas” . * Nicolau Maquiavel: “a obrigação do governante (Príncipe) deve ser a de conquistar e manter o poder adotando algumas estratégias”. * Lasswell e kaplan: “poder é o fato de participar da tomada das decisões” * Robbins : “poder refere-se à uma capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de modo que B haja de acordo com os desejos de A.
Assim, aquele que tem poder, possui, em algum nível, a capacidade de influenciar.
O PODER NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
O poder no mundo organizacional representa domínio, status, uma posição favorável ou realização; e é também motivo de disputa, sabotagens, manobras estratégicas, coalizões, comportamento que podem ser considerados antiéticos.
O poder não está somente presente nos altos níveis gerenciais, ele pode ser conquistado e aparecer também em níveis hierárquicos mais baixos das organizações. Pode vir como forma de conhecimento, informações ou habilidades adquiridas, ou ainda através de chantagens ou ameaças em prol de benefícios próprios.
Todas as pessoas estão sujeitas alguma forma de poder , seja de superiores, seja de colegas de trabalho. Da mesma forma que todos exercem algum poder sobre outra pessoa.