O resgate da memória nas imagens
O estudo "Informação e memória: uma análise documentária dos registros icônicos das imagens de romarias de Juazeiro do Norte" lança um olhar sobre esse fenômeno, utilizando como objeto de estudo fotografias registradas por dois profissionais da região. O artigo homônimo, escrito pelas pesquisadoras Ariluci Goes Elliott e Telma Campanha de Carvalho Madio (ambas da Unesp), faz uma apresentação dos objetivos e resultados e uma breve revisão bibliográfica referente ao assunto.
O trabalho desenvolveu análises de imagens fotográficas das romarias de Juazeiro do Norte, armazenadas no Laboratório de Ciência e Memória (LACIM) da Universidade Federal do Ceará campus Cariri. O objetivo é detectar elementos referentes à memória popular nas fotografias através de uma análise documentária. Por outro lado, também há o interesse em estudar a própria formação do acervo, o seu contexto e a sua relevância -- para, por fim, propor um "tratamento documentário de acordo com a demanda das pesquisas/usuários".
Segundo as autoras, os registros documentários visuais, especialmente as fotografias, são capazes de capturar diversos elementos da cultura popular que permanecem latentes nas imagens até a sua interpretação. Constitui-se, portanto, um desafio da ciência analisar o discurso por trás das manifestações populares capturadas pelas imagens.
Essa tarefa, no entanto, não é simples ou imediata. Uma fotografia por si só está imersa em uma realidade própria. Por exemplo, por que ela foi tirada? O que o fotógrafo pretendia? Houve algum tipo de manipulação estética para conferir à imagem um significado diferente da realidade?